BIM – Building Information Modeling: 5 benefícios da tecnologia!

O BIM – Building Information Modeling é uma ferramenta poderosa que pode melhorar a eficiência e a precisão dos projetos de construção. Além  de proporcionar benefícios significativos a todas as partes envolvidas em um mesmo projeto, o método também ajuda a evitar muitos problemas durante a execução da obra. Para entender mais sobre o assunto, continue acompanhando.

O que é BIM?

Antes de tudo, Building Information Modeling (BIM), em português significa Modelagem de Informações da Construção.

Trata-se de um processo que usa programas e softwares de computador para criar um modelo digital de uma edificação.

Esse modelo pode ser usado para planejar, projetar e construir um empreendimento.

Além disso, o BIM também pode ser usado para gerenciar o edifício após construído.

Um dos principais objetivos da tecnologia é agilizar processos e reduzir custos, padronizando a a troca de informações entre diferentes participantes no desenvolvimento do projeto.

Em outras palavras, os modelos BIM são representações digitais das características físicas e funcionais de um projeto de construção e reúnem informações de vários projetos de construção criando um modelo da obra em 3D.

Quando e onde surgiu o BIM?

A princípio, o termo Building Information Modeling (BIM) foi usado pela primeira vez na década de 1980 por um grupo de desenvolvedores de software trabalhando em software CAD para a indústria da construção.

Eles perceberam que, se pudessem desenvolver um modelo 3D de um edifício que continha todas as informações sobre o edifício, seria mais útil para arquitetos e engenheiros do que os desenhos 2D tradicionais.

Hoje, a metodologia BIM é usada por arquitetos, engenheiros, gerentes de projetos para planejar, projetar, construir e operar edifícios com mais eficiência.

 

Qual o impacto da tecnologia BIM na construção civil?

Atualmente, o Building Information Modeling (BIM) tem um grande impacto na indústria da construção.

Afinal, ele usa dados para criar um modelo digital de um edifício ou instalação. Esses dados por sua vez, podem ser usados para planejar, projetar e construir a estrutura física, bem como gerenciar o edifício ao longo de seu ciclo de vida.

5 benefícios do BIM:

Desde já, há muitos ganhos em usar a tecnologia BIM.

Talvez o mais óbvio seja que ele pode economizar tempo e dinheiro detectando erros e evitando possíveis problemas antes que eles ocorram.

Isso porque permite que você tenha uma visão mais realista do trabalho por meio de simulações tridimensionais 3D.

Também pode melhorar a coordenação entre diferentes equipes que trabalham em um projeto e permitir um uso mais eficiente dos materiais.

Além disso, o BIM pode ajudar a criar construções mais sustentáveis, permitindo que os projetistas avaliem diferentes opções de eficiência energética e outros recursos verdes.

Em síntese, alguns dos benefícios mais importantes são:

  1. Redução de custos
  2. Auxílio na redução de impacto ambiental
  3. Controle na execução
  4. Dados mais precisos do que está sendo projetado
  5. Acompanhamento da obra antes mesmo de começar sua execução

Processos para os quais o BIM oferece suporte:

Agora que você já conhece as vantagens de usar o BIM, veja em quais processos ele pode ser aplicado:

  • Planejamento

O BIM ajuda a aprimorar o planejamento da edificação a partir da geração de dados e informações detalhadas sobre a edificação.

Além de fornecer um cronograma visual preciso e realista sobre as etapas da obra, a metodologia também aponta os pontos fortes e fracos do projeto, bem como as medidas a serem tomadas.

  • Construção

O BIM também permite ao engenheiro de execução ou gerente de projeto acompanhar o avanço físico de cada etapa da obra.

Afinal, ele possibilita simular situações como o deslocamento em canteiro de obras, prever situações críticas e minimizar riscos com relação a equipamentos e caminhões no transporte de materiais.

O recurso ainda possibilita a organização do canteiro de obras, simulando o espaçamento conforme a construção avança — o que otimiza a gestão de obras.

  • Operação

Com O BIM, é possível criar um registro completo de todas as partes da obra, tanto na fase do projeto como após sua implementação.

Assim, você pode comparar as duas versões para identificar de forma precisa, as dissonâncias da execução.

  • Estudo de viabilidade

Por fim, você ainda pode adotar a tecnologia em estudos de viabilidade da construção.

Esse é um momento essencial da fase de concepção, em que várias tarefas devem ser realizadas com precisão, como análises topográficas, de iluminação interna e externa, térmicas e até acústicas.

 

Conclusão

Conforme você viu ao longo deste conteúdo, o BIM está transformando a indústria da construção, tornando os projetos mais eficientes e econômicos.

Além disso, os benefícios potenciais da metodologia são abrangentes, já que ajuda a economizar tempo e dinheiro ao mesmo tempo, em que oferece um produto de melhor qualidade

Logo, à medida que a tecnologia continua a se desenvolver, podemos esperar resultados ainda mais impressionantes de seu uso em novas construções.

 

Conheça outras soluções para sua obra

Câmeras Controle de Acesso a Estoque

Controle de Acesso a Áreas Restritas

Câmeras Monitoramento para Obras

Câmera Tripé para Obras

Câmera Capacete para Obras

Fale conosco

administrativo@ia.sensoreng.com.br

Abrir WhatsApp
Olá 👋
Quer conversar sobre timelapse?